DA REDAÇÃO

Dia Nacional de Combate ao Colesterol enfatiza importância de manter hábitos saudáveis para prevenir problema comum entre brasileiros

Controlar o nível de colesterol significa amenizar as chances ter problemas cardiovasculares, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral), principais causas de mortes no Brasil. Por isso, anualmente, há uma mobilização para este cuidado, com o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado no dia 8 de agosto.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 40% da população adulta no país possui níveis elevados de colesterol. O problema é causado por alimentação inadequada, com muita gordura ruim, estresse, tabagismo e sedentarismo. Além disso, pessoas que tenham histórico familiar com este problema devem ficar ainda mais atentas e cautelosas.

É importante saber que existem dois tipos de colesterol, o HDL – com lipoproteínas de alta densidade –, e o LDL – com lipoproteínas de baixa densidade. O primeiro é o chamado bom, pois mantém as artérias limpas e remove a gordura nos vasos sanguíneos.

Ele tem a função de transportar o colesterol ruim para o fígado para ser metabolizado e, posteriormente, eliminado pelo organismo. O outro é o perigoso, pois retém gordura nas artérias e, com isso, os órgãos vitais recebem menos sangue, causando derrames e infartos.

O nível máximo de colesterol total que deve constar para adultos saudáveis é 200 mg/dL. Já o nível de LDL deve estar entre 70 e 100 mg/dL. É uma doença silenciosa, com inexistência de sintomas. O exame de sangue é a única maneira de analisar como está seu nível no organismo.

Por isso, é importante ir regularmente a um médico, fazer o acompanhamento e seguir os cuidados para evitar o problema, pois em alguns casos o tratamento com medicamentos deve ser iniciado o quanto antes, junto com as mudanças para um estilo de vida mais saudável.

Mesmo pessoas magras podem ter o colesterol elevado e devem ficar atentas, principalmente, se houver parentes de primeiro grau (pais, irmãos ou tios) que desenvolveram doenças cardíacas precocemente.

É importante lembrar também que as dislipidemias, atualmente, são verificadas em grande número, entre 28% e 40% das crianças e adolescentes do Brasil. Na maioria dos casos são provocadas diretamente por hábitos alimentares e costumes familiares inadequados.

As gorduras saturadas, presentes em alimentos de origem animal – como ovos, derivados do leite, carne e produtos industrializados e processados, com muita gordura trans, aumentam as taxas de colesterol.

Por isso, destacamos algumas sugestões de alimentos e cuidados para evitar o colesterol alto: Prefira os integrais, leite e iogurtes desnatados, queijos brancos e light, carnes brancas ou vermelhas grelhadas e cozidas. Evite frituras, refrigerantes, coma frutas e legumes, pratique atividade física regularmente, mantenha o peso dentro do normal para peso x altura, reduza o consumo de álcool, abandone o cigarro e evite o estresse. Aproveite mais o tempo investindo em qualidade de vida.