O papel do enfermeiro na UTI

DA REDAÇÂO

POR MARÊSSA RIBEIRO GUIMARÃES*

O papel do enfermeiro na UTI consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento,
aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas,devendo cuidar do indivíduo nas diferentes situações críticas dentro da UTI, de forma
integrada e contínua com os membros da equipe de saúde.

Para isso o enfermeiro de UTI precisa pensar criticamente analisando os problemas e encontrando
soluções para os mesmos, assegurando sempre sua prática dentro dos princípios
éticos e bioéticos da profissão.

Compete ainda a este profissional avaliar, sistematizar e decidir sobre o uso apropriado de recursos humanos, físicos,
materiais e de informação no cuidado ao paciente de terapia intensiva, visando o trabalho em equipe, a eficácia e custo-efetividade.

No que se refere à educação o enfermeiro de Terapia intensiva , deve ter um compromisso contínuo com seu próprio desenvolvimento profissional, sendo capaz de atuar nos processos educativos dos profissionais da equipe de saúde, em situações de trabalho, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os profissionais, responsabilizando-se ainda pelo processo de educação em saúde dos indivíduos e familiares sob seu cuidado, reconhecendo o contexto de vida e os hábitos sócioeconômico e cultural destes, contribuindo com a qualificação da prática profissional , construindo novos hábitos e desmistificando os conceitos inadequados atribuídos a UTI.

O trabalho em Unidade de Tratamento Intensivo (U.T.I) é complexo e intenso, devendo o enfermeiro estar preparado para a qualquer momento, atender pacientes com alterações hemodinâmicas importantes, as quais requerem conhecimento específico e grande habilidade para tomar decisões e implementá-las em tempo hábil. Desta forma, pode-se supor que o enfermeiro desempenha importante papel no âmbito da Unidade de Terapia Intensiva.

O Cuidado Intensivo dispensado a pacientes críticos, torna-se mais eficaz quando desenvolvido em unidades específicas, que propiciam recursos e facilidades para a sua progressiva recuperação (Gomes, 1988). Desta forma, o citado autor ressalta que o enfermeiro de U.T.I precisa estar capacitado a exercer atividades de maior complexidade, para as quais é necessária a autoconfiança respaldada no conhecimento científico para que este possa conduzir o atendimento do paciente com segurança.

Para tal, o treinamento deste profissional é imprescindível para o alcance do resultado esperado. De acordo com Gratton (2000) a tecnologia pode ser copiada; assim, o grande diferencial no mercado competitivo são as pessoas. Desta forma o preparo adequado do profissional constitui um importante instrumento para o sucesso e a qualidade do cuidado prestado na UTI.

O aspecto humano do cuidado de enfermagem, com certeza, é um dos mais difíceis de ser implementado. A rotina diária e complexa que envolve o ambiente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) faz com que os membros da equipe de enfermagem, na maioria das vezes,esqueçam de tocar, conversar e ouvir o ser humano que esta a sua frente. Apesar do grande esforço que os enfermeiros possam estar realizando no sentido de humanizar o cuidado em UTI, esta é uma tarefa difícil, pois demanda atitudes às vezes individuais contra todo um sistema tecnológico dominante.

A própria dinâmica de uma Unidade de Terapia Intensiva não possibilita momentos de reflexão para que seu pessoal possa se orientar melhor, no entanto compete a este profissional lançar mão de estratégias que viabilizem a humanização em detrimento a visão mecânica e biologicista que impera nos centros de alta tecnologia como no caso das UTIs.

Pode-se dizer que o conhecimento necessário para um enfermeiro de UTI vai desde a administração e efeito das drogas até o funcionamento e adequação de aparelhos, atividades estas que integram as atividades rotineiras de um enfermeiro desta unidade e deve ser por ele dominado.

O enfermeiro de UTI trabalha em um ambiente onde as forças de vida e morte, humano e tecnológico encontram-se em luta constante. Apesar de existirem vários profissionais que atuam na UTI o enfermeiro é o responsável pelo acompanhamento constante , conseqüentemente possui o compromisso dentre outros de manter a homeostasia do paciente e o bom funcionamento da unidade.

*Marêssa Ribeiro Guimarães é enfermeira da UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista-BA e do Serviço de Auditoria do Hospital Samur na mesma cidade.  e-mail:  maressamrg@yahoo.com.br

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar | 157.611 visualizações

Dê seu voto:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (26 voto(s), média: 4,65 de 5)
Loading ... Loading ...


36 respostas para “O papel do enfermeiro na UTI”

  • Alerson disse:

    Muito bem, adorei… tudo de bom! bjos

  • josé rodrigues disse:

    muito bom a explicação. sou academico de enfermagem estou indo para o meu estagio em UTI, estou muito ancioso com que vou encontrar em um UTI. mas este texto foi de uma importancia valia para me. parabens por esta contribuição.
    muito obrigado

  • almir azevedo disse:

    os cuidado do enfermeiro no cti…

  • gostei muito, a explicaçao deixa bem claro para tirarmos dúvidas voces estão de parabens, pois estou querendo fazer pós graduaçao em UTI. um abraço.

  • MUITO OBRIGADO, POIS COM ISSO CONSEGUI TIRAR ALGUMAS DUVIDAS.

  • Vera disse:

    adorei,muito ,contribui muito para o meu trabalho,da faculdade.felicidades

  • FABRICIO disse:

    Excelente explicações muito me ajududou na minha decisão da minha pós em UTI.

  • Rozane Bastos disse:

    Estou fazendo Pós graduação em terapia itensiva e preciso de um tema para minha monogafia, por favor me mande ppor email

  • RAMONA CUNHA disse:

    q legal maressa muito bom e vou precisar de vc.bjosssssssssss

  • Norberto disse:

    Parabéns pela explicação, ficou muito bom! abs..

  • Jesiel Costa disse:

    Boa-noite! Sou acadêmico de Enfermagem e gostaria de saber qual a tarefa fundamental de um Enfermeiro Itensivista. além do que ja foi dito acima.

  • Pamela Lima disse:

    Bom dia, gostaria de saber qual é a média salarial de um enfermeiro que é pós-graduado em U.T.I. Sou estudante de enfermagem e necessito desses dados para fazer um trabalho com o seguinte tema: Qual a Atribuição do enfermeiro na U.T.I Adulto, Média salarial e os requisitos para graduação na área. Se for possível me responda…. Desde já agradeço pela atenção!

  • Luiz disse:

    Muito bom, gostei da explicação é bem abrangente e me ajudou a definir em que quero me especializar após minha conclusão do curso de enfermagem. Parabéns à autora! Sucesso!!!

  • Brenna Bianka de Souza disse:

    Olá muito boa a explicação pude eclarecer várias dúvidas, estou terminando minha pós de UTI Adulto, estou querendo fazer minha monografia sobre ITU do trato urinário, o que você me diz…

  • Manoel Soares disse:

    amei a explicação muito satisfatório para o que eu procurava…
    Parabéns, continue assim com essa grande capacidade de uma excelente explicação
    Abraços.
    Manoel soares – Salvador/Ba.

  • jecyara disse:

    adorei sua explicação,foi bastante esclarecedor…
    parabéns,continue sempre com esse desenpenho.

  • Gilberto Fernandes disse:

    Muito bom o texto! Parabéns! Gostaria de saber qual a média salarial de um enfermeiro especializado em UTI. Desde já agradeço.

  • Pedro Henrique disse:

    Boa noite,

    Gostei muito das explicações expressadas por este meio de comunicação..

    Sou Enfermeiro Intensivista da Santa Casa de Misericordia de GÔIANIA – GO…

    Espero que cada profissional, além de pensar no futuro, pense em especial o quanto é bom ajudar ao próximo que necessita de nossa ajuda…

    ENFERMEIRO PEDRO HENRIQUE SILVA SANTOS

  • Jesiel Costa disse:

    Sou Acadêmico de Enfermagem do Terceiro semestre, e gostei dessa explicação bacana. pena que nós futuros enfermeiros temos que ser “poucos frios” para atuar em UTI pq realmente se deparamos com forças de vida e morte, digo isso por experiência própria.

  • Bruno disse:

    Muito bom, estou indo pro meu primeiro estágio da UTI, e esse texto me ajudou bastante.

  • arlety disse:

    foi muito importante

  • arlety disse:

    muito bom ,hoje tive a oportunidade de conhecer uma uti

  • Paul disse:

    Boa noite, sou um infermeiro intensivista na Holanda (Amsterdão)- sou profesor também- Gosteria de saber sobre a posabilidade de trabalhar e morar no Brasil com um infermeiro UTI. (Me sinto para os erados em meu Português, estou lhe aprendendo e melhorando.)

  • Cleuza disse:

    Boa Tarde..
    Sou estudande de enfermagem, tenho que fazer um trabalho sobre, enfermeiros em CC e UTI, estou sentindo dificuldades, vc poderia me indicar alguma literatura, ou enviar p meu email algum estudo p eu fazer uma pesquisa.
    email: cleuza_crmm@yahoo.com.br

    abradeço e aguardo resposta

  • jailton disse:

    Meu adorei parabens , sou enfermeiro tambem e só tenho a te dizer parabens

  • Marlene disse:

    Sou estudante no curso técnico em enfermagem, e gostei da matéria, pois, aborda a humanização nos cuidados de enfermagem.

  • mirian b.quadros disse:

    Boa tarde!

    essa foi , a hora que eu fiz a minha pesquisa. gostei muito desse conteudo. muito abrigado.

  • Jocélia disse:

    Parabéns!
    O testo está lindo e completo!!!
    Parabéns á voces ,Enfermeiros de todo Brasil,pela dedicação aos seus pacientes!

  • Jane Cristine disse:

    Parabéns,estou terminando meu curso de enfermagem esse semestre,gostei do seu texto, e por saber que é pertinho daqui,sou de Itabuna! Abraço.

  • tania disse:

    ADOREI A EXPLICAÇÃO DE VCS,ESTOU CURSANDO POS EM UTI ADULTO,E ESTOU TRABALHANDO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO E COM CERTEZA,TUDO QUE VCS FALARAM E VERDADE,E ACIMA DE TUDO O ENFERMEIRO TER QUE COLOCAR AMOR EM TUDO AQUILO QUE FAZ….BJS

  • Rodrigo Nunes disse:

    Olá, adorei a explicação, Parabéns, sou enfermeiro de UTI, caso tenha algo relacionado a UTI adulto pode mandar para meu email.( rodrigonunesk@gmail.com) Desde de já, grato!

    Att.

    Rodrigo Nunes
    – SP -

  • jacirene disse:

    essa materia e seu comentario tiror toda minha duvida, sabia um pouco,eu sou e estudante de enfermagem no outro ano estarei sendo enfermeira.obrigado

  • jacirene disse:

    valeu …..muito bom mesmo

  • ALINE disse:

    Esse texto foi muito bom,já queria fazer minha pós em UTI agora ainda mas,esse texto me tirou muitas dúvidas.obrigado

  • Valeu, Alline! Se é uma atividade que, realmente, a satisfaz pessoalmente, então, dedique-se com convicção, e faça a diferença.

  • Paul, seja bem-vindo ao Brasil! Envie um currículo que o repassaremos a alguns hospitais.

Deixe um comentário

Spam Protection by WP-SpamFree





Links