Cirurgião Geral fala sobre apendicite

da Redação do Acessemed.com.br

por Aloísio Meira*

Apendicite é a inflamação do apêndice cecal, um pequeno órgão parecido com o dedo indicador de uma luva, de aproximadamente 10 cm., localizado abaixo e no lado direito do intestino grosso. O apêndice apresenta um canal (luz) em seu interior que se comunica com o intestino, contendo fezes ainda em fase líquida.

A função do apêndice não é conhecida, apesar de haver uma grande concentração de tecido especializado na defesa imunológica em sua parede. Normalmente ele inflama por causa de uma infecção ou de uma obstrução do sistema digestivo. Se não for tratado, o apêndice infectado pode romper-se (estourar) e esparramar a infecção para a cavidade abdominal e para a corrente sangüínea. Neste caso, o quadro é considerado dramático e o paciente pode evoluir para óbito.

A parede do apêndice contém tecido linfático e participa na produção de anticorpos.
O apêndice parece ser apenas um resquício evolutivo, que se não é de todo inútil, também não parece fazer falta nenhuma quando retirado cirurgicamente.
O apêndice normalmente produz um volume constante de muco que é drenado para o ceco e se mistura nas fezes.

O seu grande problema é ser a única região de todo o trato gastrointestinal que tem um fundo cego. Qualquer obstrução à sua saída para o ceco faz com que esse muco se acumule, e conforme a dilatação do apêndice vai ficando maior, começa a haver obstrução dos vasos sanguíneo e necrose da sua parede. O processo pode evoluir até o rompimento do mesmo.

O intestino é rico em bactérias e quando o apêndice fica obstruído e inflamado, elas conseguem invadir a sua parede e alcançar a circulação e o peritônio (membrana que recobre todo o trato intestinal).
Existem várias causas para essa obstrução. Em jovens é comum ocorrer um aumento dos tecidos linfáticos em resposta a alguma infecção viral ou bacteriana. Como o diamêtro interior do apêndice tem menos de 1 cm, qualquer aumento na sua parede pode obstruir a saída.

Em idosos, o mais comum é a obstrução por pedaços ressecados de fezes. Também existe a possibilidade de obstrução por neoplasia ou por vermes intestinais.

Sintomas da apendicite:

Falta de apetite; dor abdominal que normalmente começa de forma difusa, no meio do abdome (ao redor do umbigo) e que com o tempo (horas) desloca-se para a parte inferior direita; febre baixa, náuseas, vômitos, distensão abdominal, dor quando o lado direito do abdome é tocado, mudança no padrão intestinal, incapacidade de eliminar gases, queda do estado geral.

O quadro clínico descrito acima ocorre em aproximadamente 40% dos casos. Nos casos restantes, ele pode ter variações que confundem e retardam o diagnóstico.
Nem todos com apendicite apresentam todos os sintomas. A dor piora quando a pessoa se move, respira profundamente, tosse ou espirra. Pessoas com esses sintomas devem procurar um médico imediatamente.

Se a pessoa tiver sintomas de apendicite, ela não deve tomar laxantes para aliviar a constipação intestinal, pois estes remédios aumentam a chance do apêndice supurar (estourar). Além disso, deve-se evitar remédios para aliviar a dor antes de ser avaliado por um cirurgião geral, porque estes medicamentos podem mascarar os sintomas de apendicite e podem tornar o diagnóstico difícil.

O médico irá revisar sua história clínica, perguntando sobre os sintomas digestivos habituais e os atuais, incluindo detalhes sobre as últimas evacuações: duração, freqüência, características (diarréicas ou duras), e se as fezes têm sangue ou muco.
Ele fará um exame físico detalhado e irá apalpar a parte mais baixa, à direita de seu abdome.

Se o paciente for criança, o médico irá se certificar se a criança segura sua mão quando ele tocar o local onde dói. Em uma criança, os quadris dobrados (joelhos flexionados para cima) e o abdome tenso podem ser pistas importantes no diagnóstico.

Depois do exame físico, o médico solicitará um Hemograma Completo (exame de sangue) para checar sinais de infecção e um exame de urina I (sumário) para descartar uma infecção urinária. Ele pode solicitar uma ultrassonografia ou uma tomografia computadorizada de abdome (a TC) para ajudar na investigação clínica, porém o diagnóstico de apendicite em geral não precisa destes exames. Em crianças muito jovens, uma radiografia de tórax pode ser necessária para afastar o diagnóstico de pneumonia.

Tratamento:

A apendicite aguda é tratada com cirurgia para remover o apêndice. A recuperação da operação demora algumas semanas. O médico geralmente receita medicação para dor e pede ao paciente limitar a atividade física. A maioria das pessoas se recupera de forma excelente e raramente precisa de alterações na dieta ou estilo de vida.

*Aloísio Meira é cirurgião geral do Hospital São Vicente (Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista-BA), Hospital Geral de Vitória da Conquista (Hospital de Base) e Hospital Municipal de Anagé-BA

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar | 49.938 visualizações

Dê seu voto:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (17 voto(s), média: 4,88 de 5)
Loading ... Loading ...


327 respostas para “Cirurgião Geral fala sobre apendicite”

  • Fernando Prates disse:

    Esse médico é excelente,bela entrevista você está de parabéns!!

  • meu irmão fez uma cirurgia para remover o apêndice, mas ele esta vomitando muito e sente dores ao espirrar. isso é normal?
    o que ele precisa tomar para não vomitar?
    ele tem 13 anos…

  • rafaelly disse:

    minha tia operou de apendicite suourada e teve que tirar um pedaço do intestino,gostaria de saber oque dá pra ela se alimentar!!!obrigado

  • Vinícius Pochetto Cracasso disse:

    Eu operei de apendicite no dia 2 de setembro..pelo metodo do video, ela nao tinha se agravado, nem formado pus graças a Deus..sou atleta e faço academia, gostaria de saber quanto tempo tenho que ficar sem meu ritmo de academia normal..ou se posso trabalhar os musculos sem interferencia do abdomen! Já tirei os pontos, e estou passando uma pomada para as cicatrizes sumirem e nao ficarem “saltadas”.

  • jaqueline da silva corrÊa disse:

    queria saber mais detalhado sobre a doença,pois ha alguns meses venho sentindo uma dor quase parecida com esses sintomas e talvez alguem desse site possa diagnosticar,pois já procurei a saúde publica em minha cidade mas os médicos daqui acham que é cálculo renal,atenciosamente jaqueline.

  • ALAIR ROCHA disse:

    DR. MEU FILHO OPEROU EM 26 DE OUTUBRO DE 2010 E DEPOIS TEVE QUE OPERAR NOVAMENTE EM 05 DE NOVEMBRO APENDICE SUPURADA, SÓ QUE AINDA ESTÁ DRENANDO UM POUCO DE SECREÇÃO E SAINDO ALGUM RESIDUO DE COMIDA PELO LOCAL DO DRENO O MÉDICO DIZ QUE ESTÁ AGUARDANDO PARA ELA CICATRIZAR. GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL OU SE DEVO PROCURAR OUTRO MÉDICO? OBRIGADA

  • carlafelix disse:

    minha filha tem o sintoma da dor na barriga encima do imbigo ja foi 2 vezes ao medico,eles dissem q e muita fezes q ela tem ,sera preciso pedir um exame +detalhado e passaramlaxante pra ela,+ela vive no banheiro o que eu faço? obrigado.

  • Fiama disse:

    Oie ja fiz a cirurgia de apenis tenho 17 anos…e posso falar pra vcs que e uma dor insuportavel…mais eu queria saber se tem alguma pomada que eu possa passar em cima da cicatriz?e qual e?
    Valeu…bjuss.

  • alair rocha disse:

    meu filho fez uma cirurgia de apendice supurada à 9 meses e ainda está drenando a apendice ainda não cicatrizou gostaria de saber o que chá é bom para ele beber para cicatriazção. poderia me ajudar?

  • Andreia disse:

    Oi, boa tarde meu esposo fez uma cirurgia de apendicite, não chegou a estourar , mais o médico disse q tirou pus do abdomen, ele ja tirou os ontos e ta passando uma pomada para cicatrizar ,pois o ponto ta meio aberto, é q infeccionou e tava vazando, ja faz 19 dias , e ele sente uma dor leve ao redor do corte ,é normal quanto tempo depois da cirurgia ele ainda pode sentir esse tipo de dor? obrigada

  • erivelton disse:

    minha esposa oprerou de apendicite, e esta a dias sem fazer coco, eu gostaria de saber se isso e normal…
    me mandem resposta por favor

  • Olá, Erivelton! Nos primeiros dias é assim mesmo, depois os intestinos vão, aos poucos, voltando ao normal.

  • carla disse:

    gostaria de sbe quando posso dirigir, pegar peso tenho minha filha de oito meses e meu trabalho é de vendedora e também se posso fazer definitiva,pintar e etc.

  • rose disse:

    meu filho operou faz 6 meses apendicite e ficou com uma sequela na perna direita ,ele esta puxando da perna, disse o médico q é normal ,gostaria de saber se e verdade se poder me responder eu agradeço desde já , sou do paraná , nova esperança .ele fez fisioterapia mas não resolveu , e também sente a perna dormecida. muito obrigada espero uma resposta ……………

  • LENI disse:

    bom dia , doutor eu operei da apendice , faz 50 dias , so que agora a cicatriz comecou a ficar dolorida , isso é normal , pois faz uma semana que comecei a tomar o cha do herbalife , sera que ajudou um pouco a doer a cirurgia ????é normal ou nao ??/

  • Micheline disse:

    Ola Doutor, fiz uma operacao de apendicite fazem 3 dias e ate agora nao consigo fazer coco, o q devo fazer, pois minha barriga esta muito inchada e me doi muito

  • Você está recém-operada de cirurgia sobre o intestino grosso. É normal que vc fique nesta condição durante algum tempo, até o órgão recuperar a sua ritmicidade. Vc também não está se alimentando com sólidos, então, ainda não tem bolo fecal. A formação de gases nestas condições também é esperada. O que vc precisa é manter a calma, usar a medicação corretamente e esperar com paciência, lembrando sempre que o pior já passou.

  • Cristina disse:

    Olá doutou fiz uma cirugia de apendice a exatamente 15 dias estou mim recuperando bem graças a Seus, mais tenho uma duvida daqui a quanto tempo exatamente posso voltar a minha rotina de vida normal, e tambem dirigir, pois necessito muinto de um veiculo para realizar minha tarefas diarias obrigado desde de já espero resposta.

  • Olá, Érica! Se você está se recuperando bem, daqui a mais 20 dias poderá voltar às suas atividades normais. Evite gorduras, coma frutas, legumes, verduras e beba muita água, pelo menos 2 litros por dia. Que Deus a abençoe em sua recuperação!

  • NEGUINHA disse:

    OLA GOSTARIA DE SABER TENHO MAIS DE 8 CIRURGIA ESABEMOS QUE EXISTE ADERENCIA MAS ESTAVA COM DOR E FUI AO MEDICO ELE SUSPEITOU DE APENDICE E OPEROU E NO DIA SEGUINTE FUI AO QUARTO AINDA COM DOR VOMITANDO E DRENANDO UM LIQUIDO VERDE PEDIU SE UM NOVO EXAME DE SANGUE E QUANDO CHEGOU O LEUCOCITOS ESTAVA 18000 SENDO ASSIMDE POISDE INSITIR OS MEDICOS REAVALIARAM E DECIDIU SE FAZER REOP REOPERAÇÃO REPARALATOMIA ONDE TEVE UM PARADA CARDICA E REANIMADA FEITA A CIRURGIA ELA FOI A UTI E SE RECUPERANDO HJ ETOU EM CASA MAS QUE DRAMA QUASE MORRI ELES DISSERAM QUE TIRARAM UM PEDAÇO DO INTESTINO TBM OQUE PODE TER ACONTECIDO POIS AQUI É DIFICIL A INFORMAÇÃO HOSPITAL PUBLICO SANTA CASA SUZANO SP OBRIGADO

  • ola doutor fiz cirurgia da apendicite ha8 dias e cinto muintas dores ainda o medico mi deu 2 mesesde repouzo cera q presiza tanto veridiana

  • wesley disse:

    Ola Wolmar!
    Sou de Franca SP, fiz a cirurgia de apendicite aguda dia 11/11/11, tive pontos normais sem dreno, porém dia 14/11/11 no banho um dos pontos comecou a vazar uma secrecao de cheiro nao muito bom. Ja fazem 3 dias que esta vazando e meu medico disse que é normal. Gostaria de saber durante quanto tempo ficara vazando ate se cicatrizar normalmente.

  • lyd disse:

    eu operei apendicite no dia 15 agora de novembro tenho um serviço que me ligou e perguntou quanto tempo demora para eu poder começar a trabalhar , seria em uma loja de sapatos será que o senhor poderia me dar essa resposta urgente??? preciso muito segurar esse emprego
    obrigada

  • lili disse:

    Olá Dr fiz uma cirurgia dde apendice fiquei sete dias internada no hps,a minha chegou a supurar,tomei muitos antibiotcos no hps depois mais sete dias em casa ,e agora 19 dias depois tive infecçaõde intestino,nuita diarreia e também de urina,ainda esta saindo secreção é normal o que devo faze??

  • Olá, Wesley! Pode acontecer de haver formação de abscesso de parede (que é uma infecção que ocorre só na pele). Não se preocupe, pois, apesar de ser uma complicação, pode ser contornada sem maiores problemas. Confie em Deus e no seu médico. Siga as suas orientações, não coma gordura, pois dificulta a cicatrização, beba muita água e mantenha-se paciente. Logo, logo vc estará de volta às suas atividades normais.
    Grande abraço!

  • Patrícia disse:

    Olá,Dr.! Fiz uma cirurgia de apendice supurada no dia 25/10/11 e fique internada por 18 dias. Os médicos me disseram que a minha cirurgia foi muito complicada. Estou em casa me recuperando bem, mas estou sentindo muita azia equimação no estomago e as ansias de vômito estão voltando.É um procedimento normal da recuperação?
    Obrigada.

  • Maciel disse:

    Fiz uma cirurgia de apendise,pois ja tinha estourado, e tiraram também um pedaço do intestino. ja estou em casa, não sinto dores, está secatrizando bem, mas as vezes sai um liquido de cor amarelada em bastante quantidade. Isso é normal?

  • luiza disse:

    Bom dia ,fiz a cirurgia p retirar apendicite agudo ,ja havia supurado quando fui tirar os pontos eles arebentaram ,o que devo fazer?obrigada

  • Beatriz disse:

    Olá Doutor, Eu fiz uma cirurgia de apendicite faz 1 mes, e ela ainda estava em um estado leve, só tinha pus ao redor dela. Esses dias eu fiquei resfriada e com muita tosse, e quando eu tossia a minha cirurgia doia, isso é normal ? quanto tempo leva pra cicatrizar por dentro?

  • marcio disse:

    olá doutor perguntei dia 12 de novenbro e o senhor não me respondeu algum problema? erespondeu uma pergunta depois da minha abraços aguardo a resposta quem perguntou foi a a neguinha ok abraços

  • Olá, Beatriz! Fique tranquila que daqui a cerca de 30 a 40 dias, vc estará mais feliz, pois, a cirurgia, certamente, estará totalmente cicatrizada e sem dor.

  • Olá, Neguinha! Pode ser que você tenha desenvolvido alguma complicação do tipo, trombose mesentérica, que justifica a reoperação. A parada cardíaca vai muito da sua condição anterior, se é obesa, está no grupo de risco. Assim como se for portadora de alguma patologia cardíaca ou se tem parentes próximos com problemas cardíacos. Desculpe por não ter respondido à sua pergunta anteriormente, mas, peço que da próxima vez envie sua identificação e localização exata para o e-mail do blog. Tenha uma boa recuperação! Que Deus a abençoe sempre!

  • Sua pergunta foi respondida! Obrigado!

  • jaqueline disse:

    olá doutor minha mae operou a 8 dias, mas ela está sentindo muita dor,e está derramando sangue no local da cirurgia. entao levaram ela ao hospital, e o medico dise que é infecçao e ela vai ter que ficar mais 7 dias no hospital. se puder me responda se isso é normal.

  • neguinha disse:

    OBRIGADO PELA RESPOSTA DOUTOR , MAS NÃO SOU OBESA ESSE RISCO ESTA DESCARTADO INVESTIGANDO OS PAPAEIS TIVE UM FISTULA QUE NECESSITOU DA REOP E DEPOIS QUE FIZ A REOP FIQUEI NA UTI OS MEDICOS DISSERAM QUE É MINHA CIRURGIA ERA COMPLICAD DEVIDO AS ADERENCIAS QUE LA ESTÃO MAS AGORA COMEÇOO A ME RECUPERAR SO A SEMANA PASSADA QUE TIVE UM INCHAÇO NA BARRIGA POR SUBCLUSÃO INTESTINAL QUE FOI RESOLVIDO COM SONDA NASOGASTRICA MAIS REMEDIOS ESPERO NÃO TER MAIS ISSO MAS AINDA ESTOU COM UMA COMIDA LEVE TIPO SOPA PURE AROZ LEITE DESNATADO
    GELATINA QUANDO O SENHOR ACHA QUE POSSO COMER UM ARROZ COM FEIJÃO E UM BIFE???OBRIGADO DOUTOR ESPERO SUA RESPOSTA FIQUE COM DEUS

  • Vinicius disse:

    Olá Doutor, faz 5 dias que fiz a cirurgia. Percebi que quando vão trocar o curativo tem um pouco de sangue no esparadrapo. Nao é muito é um pouco só, e só sai esse sangue no lugar onde estava o dreno. Gostaria de saber se isso é normal ?
    Percebi que esse sangue sai quando eu tusso.
    Essa pequena quantia de sangue saindo no curativo é normal ?
    Desde já agradeço a colaboração
    até mais.

  • Bruna disse:

    Fiz uma cirugia de pedice a 1 mês gostaria de saber com quanto tempo posso tomar uma cerjinha ou vinho???

  • Thiago disse:

    OLA fiz uma cirugia de apendicete a 28 dias gostaria de saber com quanto tempo posso tomar uma cerverjinha e um vinho nesse natal ja posso Dr.??obrigada

  • Olá, Thiago! Bem, você perguntou a um médico sobre quando deve voltar a beber, e eu, como médico, vou te responder NUNCA! Bebida alcóolica não combina com qualidade de vida!

  • JOMAR disse:

    Olá Dr. bem eu gostaria de saber se após seis dias da sirugia de apêndice que fiz eu posso dirigir meu carro tem direção hidra. e estou me recuperando bem?

    Obrigado!

    Jomar

  • Olá, Jomar! Seis dias é muito pouco para vc realizar esforços, mesmo que pequenos. Espere, pelo menos, mais uma semana. Grande abraço!

  • alessandra disse:

    Dr.fui operada dia 28 de novembro de apendicite estava estourada fazia dias o medico achou que eu ia morrer pois as infecção estava generalizada ,estou me recuperando bem ,um pouco dolorida,fiquei preocupada quando ouvi faiar de abcesso depois de cirurgia feita na região pélvica é verdade o que fazer para não ter abcesso? obrigada

  • Erzila disse:

    olá dr..boa tarde.. gostaria de esclarecer algumas coisas pois nem durmo de tanta preoculpação.. operei de apenicite e estourou dia 30.10.2010.. sinto dor no mesmo local da cirurgia e sinto tipo um bolo eu aperto sinto duro e não consigo ir no banheiro, doi e toda região até mesmo no local do dreno.. queria saber pois vou voltar a trabalhar dia 31 de janeiro.. não estou me alimentando direito pois tenho medo de tudo fazer mal eu pesava 53 quilos agora estou com 49 e não consigo engordar porque tenho medo de comer.. me responda por favor.. muito obrigada e fique com DEUS.. aBraços..

  • gigi disse:

    oi dr fui operada de apendicite vai fazer um més gostaria de saber é normal ter 11 pontos e o que fazer para não ter aderência ,eu vou ter?

  • andrea disse:

    minha vó fez uma cirugia de apendicite e esta entubada isso é normal ?

  • Carol disse:

    Boa tarde! Dr. fazem 10 dias que estou com dores abdominais sendo que o lado direito a dor é terrível, estou gestante de 8 semanas, fiz ultra som e exame de sangue o médico me passou buscopan duo de 8/8horas, a dor vai e volta, eu deixei de tomar o remedio por 1 dias e não consegui levantar da cama, muita dor mesmo,então resolvi voltar a tomar o buscopan e fui para o pronto socorro, chegando lá levei todos os exames e relatei que em principio o meu Ginecologista disse que poderia ser apendicite mas que apos ver o exame de sangue descartou a idéia, só que a dor não vai embora, tem dias que não consigo dormir, mas no pronto socorro o médico disse que é normal da gravidez e disse apendice não pode, vc esta grávida…Eu sinto que pelo risco que o bebe corre por causa da anestesia eles ficam empurrando meu problema, tenho medo de estourar, eu tenho um filho de 3 anos que precisa muito de mim…Dor assim é normal mesmo na gravidez? E para piorar meu médico esta em recesso por causa das festas de final de ano, estou muito preocupada…Se puder me ajudar ficarei agradecida!
    Um abraço.

  • maria neide viana disse:

    Olá …boa noite, gostaria de saber se um susto muito grande pode provocar e levar a uma cirurgia de apendicite, pois levei um susto no dia 22/12 e no dia 23/12 comecei a sentir dor e já fui pro hospital e em seguida a cirurgia.

  • Euler disse:

    Ola, no dia 28/12/2011, sentir fortes dores abdominais, tanto do lado esquerdo como no direito, porem mais pro lado, proximo as costas, e depois de 5 minutos a dor parou do nada e dai entao nao senti mais nada, na manha seguinde sentia dores na mesma regiao porem com pouca intensidade tanto do lado esquerdo como direito e no outro dia um forte dor AO MOVIMENTAR e se sentar perto da virilha e no sabado, tomei buscopan e a dor passou, porem ainda sinto uma levi dor na perna e nas costas e dor de barriga

    pode ser apendicite ?

  • Felipe yudi disse:

    fiz uma operação de apendice supurada com secreção mais ou menos 1 litro de pus , ja faz 5 dias . ainda nao estou podendo comer , quando dias mais ou menos vou poder comer ou levar alta .

  • Felipe yudi disse:

    fiz uma operação de apendice supurada com secreção mais ou menos 1 litro de pus , ja faz 5 dias . ainda nao estou podendo comer , quando dias mais ou menos vou poder comer ou levar alta .
    nao sinto dor e to com diareia . vou sempre no banheiro o medico disse que meu estomago ta fazendo barulho baixo e que ainda nao esta bom para comer , minha preocupação é ficar muitos dias internados . quantos dias voce me da talvez para sair ?

Deixe um comentário

Spam Protection by WP-SpamFree





Links