Sua opinião

Quando você costuma procurar o mèdico?

Resultados

Loading ... Loading ...












Cirurgião Geral fala sobre apendicite

da Redação do Acessemed.com.br

por Aloísio Meira*

Apendicite é a inflamação do apêndice cecal, um pequeno órgão parecido com o dedo indicador de uma luva, de aproximadamente 10 cm., localizado abaixo e no lado direito do intestino grosso. O apêndice apresenta um canal (luz) em seu interior que se comunica com o intestino, contendo fezes ainda em fase líquida.

A função do apêndice não é conhecida, apesar de haver uma grande concentração de tecido especializado na defesa imunológica em sua parede. Normalmente ele inflama por causa de uma infecção ou de uma obstrução do sistema digestivo. Se não for tratado, o apêndice infectado pode romper-se (estourar) e esparramar a infecção para a cavidade abdominal e para a corrente sangüínea. Neste caso, o quadro é considerado dramático e o paciente pode evoluir para óbito.

A parede do apêndice contém tecido linfático e participa na produção de anticorpos.
O apêndice parece ser apenas um resquício evolutivo, que se não é de todo inútil, também não parece fazer falta nenhuma quando retirado cirurgicamente.
O apêndice normalmente produz um volume constante de muco que é drenado para o ceco e se mistura nas fezes.

O seu grande problema é ser a única região de todo o trato gastrointestinal que tem um fundo cego. Qualquer obstrução à sua saída para o ceco faz com que esse muco se acumule, e conforme a dilatação do apêndice vai ficando maior, começa a haver obstrução dos vasos sanguíneo e necrose da sua parede. O processo pode evoluir até o rompimento do mesmo.

O intestino é rico em bactérias e quando o apêndice fica obstruído e inflamado, elas conseguem invadir a sua parede e alcançar a circulação e o peritônio (membrana que recobre todo o trato intestinal).
Existem várias causas para essa obstrução. Em jovens é comum ocorrer um aumento dos tecidos linfáticos em resposta a alguma infecção viral ou bacteriana. Como o diamêtro interior do apêndice tem menos de 1 cm, qualquer aumento na sua parede pode obstruir a saída.

Em idosos, o mais comum é a obstrução por pedaços ressecados de fezes. Também existe a possibilidade de obstrução por neoplasia ou por vermes intestinais.

Sintomas da apendicite:

Falta de apetite; dor abdominal que normalmente começa de forma difusa, no meio do abdome (ao redor do umbigo) e que com o tempo (horas) desloca-se para a parte inferior direita; febre baixa, náuseas, vômitos, distensão abdominal, dor quando o lado direito do abdome é tocado, mudança no padrão intestinal, incapacidade de eliminar gases, queda do estado geral.

O quadro clínico descrito acima ocorre em aproximadamente 40% dos casos. Nos casos restantes, ele pode ter variações que confundem e retardam o diagnóstico.
Nem todos com apendicite apresentam todos os sintomas. A dor piora quando a pessoa se move, respira profundamente, tosse ou espirra. Pessoas com esses sintomas devem procurar um médico imediatamente.

Se a pessoa tiver sintomas de apendicite, ela não deve tomar laxantes para aliviar a constipação intestinal, pois estes remédios aumentam a chance do apêndice supurar (estourar). Além disso, deve-se evitar remédios para aliviar a dor antes de ser avaliado por um cirurgião geral, porque estes medicamentos podem mascarar os sintomas de apendicite e podem tornar o diagnóstico difícil.

O médico irá revisar sua história clínica, perguntando sobre os sintomas digestivos habituais e os atuais, incluindo detalhes sobre as últimas evacuações: duração, freqüência, características (diarréicas ou duras), e se as fezes têm sangue ou muco.
Ele fará um exame físico detalhado e irá apalpar a parte mais baixa, à direita de seu abdome.

Se o paciente for criança, o médico irá se certificar se a criança segura sua mão quando ele tocar o local onde dói. Em uma criança, os quadris dobrados (joelhos flexionados para cima) e o abdome tenso podem ser pistas importantes no diagnóstico.

Depois do exame físico, o médico solicitará um Hemograma Completo (exame de sangue) para checar sinais de infecção e um exame de urina I (sumário) para descartar uma infecção urinária. Ele pode solicitar uma ultrassonografia ou uma tomografia computadorizada de abdome (a TC) para ajudar na investigação clínica, porém o diagnóstico de apendicite em geral não precisa destes exames. Em crianças muito jovens, uma radiografia de tórax pode ser necessária para afastar o diagnóstico de pneumonia.

Tratamento:

A apendicite aguda é tratada com cirurgia para remover o apêndice. A recuperação da operação demora algumas semanas. O médico geralmente receita medicação para dor e pede ao paciente limitar a atividade física. A maioria das pessoas se recupera de forma excelente e raramente precisa de alterações na dieta ou estilo de vida.

*Aloísio Meira é cirurgião geral do Hospital São Vicente (Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista-BA), Hospital Geral de Vitória da Conquista (Hospital de Base) e Hospital Municipal de Anagé-BA

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar | 43.425 visualizações

Dê seu voto:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (17 voto(s), média: 4,88 de 5)
Loading ... Loading ...


284 respostas para “Cirurgião Geral fala sobre apendicite”

  • Bom dia Dr. fiz uma cirugia de apendicite á 45 dias atraz e agora pego meu filho de 1 ano e sete meses no colo depois disso passei a sentir dores internas no lado direito do abdome e ardencia no local da cirugia será que ainda não posso pegar peso? é por isso que estou sentido dores? isso pode complicar minha recuperação?

  • Pode ser uma infecção na pele, mas, sem gravidade. É bom que você consulte o seu médico sobre isso.

  • Erlon Carlos disse:

    Bom dia Dr.fiz uma retirada de apendicite aguda complicada não especificada,recebi alta tem 4(quatro) dias, no terceiro dia de alta enquanto eu dormia virei-me para os dois lados ou seja, fiquei de bruços tanto para o lado esquerdo quanto para o direito mas logo quando acordei ao passar alguns instantes passei a ter um mal estar que parecia que a minha escápula direita enchia de ar e comprimia a frente do meu peito direito meio que parecendo com gases presas mas não saia e quando eu arroto mim dá um latejo. Ciente de vossa atenção desde já muito grato,abraços.

  • Márcia Aparecida Gonçalves disse:

    Boa tarde, Dr. Fiz cirurgia no dia 22/11 e ontem cheguei e fui fazendo o que ers possível em casa, só que os pontos estão vermelhos e há um certo ardume na região. Estou tomando Cefalexia de 6h em 6h e dipirona em comprimido tbém de 6h em 6h intercando os dois. Hoje ficarei de repouso absoluto só levantando para ir ao banheiro. Há alguma coisa que posso fazer? Obrigada. Márcia Gonçalves

  • LILIA disse:

    o apendice só desenvolve do lado direito??????????????

  • ricardo ferraz disse:

    bom dia Dr,fiz a cirurgia a 13 anos e ate hoje sinto dores no local,o que pode estar causando estas dores?

  • Sim, é onde se localiza o apêndice cecal.

  • Liliane (LELÊ) disse:

    bom meu filho operou tem 1 ano e 2 meses mais ele tem muita dores na região da cirurgia que foi feita por videocirurgia só que a dele estorou ele tem 11 anos, ele vai no banheiro normal mais tem hora que ele sente tanta dor abdominas que não consegue se levantar pq da isso e tambem tem dando dores de cabeça e enjoos já fale com os medicos e só dão buscopan e desde a cirurgia ele sente isso!!

  • meu fihlo semte muinta dor envouta do embigo pode ser apenisite sim ou nao

  • Raiane disse:

    Fiz uma cirurgia de apendicite a 11dias hoje esta saindo um liquido da cirurgia e ela ta um pouco aberta o que pode ser me ajude Dr:wolmar por favor

  • Não se preocupe tanto. Às vezes a cicatrização externa pode ser prejudicada por alguma infecção (o que não é raro). Porém, esta infecção se dá no tecido subcutâneo (logo abaixo da pele) e não implica em afetar órgãos internos, quer dizer, fica limitada somente à parte mais externa e, em poucos dias melhora. Em todo caso, faça uma revisão com o seu cirurgião.

    Att

    Dr. Wolmar Carregozi Miranda

  • Provavelmente não, pois, a dor de um processo infeccioso é contínua e progressiva.

  • Raiane disse:

    Ola doutor wolmar…gostaria de saber qual o tempo de cicatrizaçao e fechamento previsto de uma cirurgia de Apendicite depois de 15 dias?agradeço muito se me responder..

  • Olá, Raiane! O tempo de cicatrização é muito relativo, variando de paciente para paciente, pois, tem pessoas que fazem uso de gordura no período pós-cirúrgico, outras são diabéticas, outras ainda não cuidam bem dos curativos, deixam molhar, etc. Contudo, numa situação normal em 15 dias a pessoa poderá voltar ao trabalho leve. Mas, o tempo ideal é 30 dias.

  • paola disse:

    oii meu marido fez uma cirurgia ontem dia 15/01/2014 e tirou o apendiciti e estava estorada o medico falou qe derrepente ele ia ter qe fazer novamente a cirurgia mas porq ?? hje no dia siguinte apos a cirurgia ele vomitou muito verde cm cheiro de podre e estava um pouco enchada a barriga dele qual é as chances dele poder fkar bem sem prescisar fazer outra cirurgia e qantos dias mais ou menos ele fkara abaixado ?? em qe caso eles podem fzer novamente a cirurgia tenho muitas ?? duvidas e medo tambm

  • Tudo isso é esperado. Tenha paciência que ele ficará bom em alguns dias.

  • rubensdacostasilva disse:

    olá, boa tarde fiz uma cirurgia de apendicite há 19 dias e foi muito grande o corte da cirurgia, estou min alimentando bem, não estou comendo comida pastosa e sim normal,defeco todos os dias,não etm febre e enjoo, mas o q min preocupa é porque só defeco mole.. issso min deixa um pouco preocupado…..

  • Fica assim durante algum tempo, até os intestinos se adaptarem à nova condição pós-cirúrgica.

  • Paulo disse:

    Olá Dr., fazem pouco mais de dois meses que meu filho de 15 anos fez a cirurgia de apendicectomia e ele conta que suas fezes estão acompanhadas de uma “gosma” verde, já ouvi comentários de que isso pode ser algum efeito da anestesia mas isso ocorre alguns dias depois da cirurgia e não dois meses após, o que isso pode ser? devo procurar um médico ou isso é passageiro? Ficarei grato pela resposta!

  • Djeyllo disse:

    Ola! doutor,fiz uma cirurgia de apendicite, há oito dias, quando vou poder fazer sexo e ingeri bebida alcoólica.

  • cintiasilva disse:

    Dr. boa noite!
    Fiz a cirurgia de apendicite aguda por videolaparoscopia convertida, pois os médicos não estavam conseguindo visualizar o apêndice e resolveram abrir a barriga. Enfim, operei no dia 21/01/2014 tive alta no dia 23/04. Minha função intestinal está até boa demais, me sinto bem, não sinto dores a não ser do corte na barriga.
    A dois dias, alguns pontos ficaram um pouco avermelhados no local onde a linha entra na pele, portanto o local está seco, sem secreção e sem dores absurdas…mas o que está me preocupando é essa vermelhidão…tiro os pontos no dia 04/02 e o médico pediu que eu molhasse somente 1 vez por dia e fizesse a limpeza do local com alcool 70…estou fazendo isso, mas será que teria algo que eu pudesse fazer para melhorar essa vermelhidão?!
    Obrigada

  • Fernanda disse:

    Dr
    Bom dia!
    Minha mãe fez cirurgia da apêndice e o médico disse que a recuperação será de 45 dias. Minha dúvida é a seguinte; Ela olhava meu filho para eu trabalhar, será que ela vai poder pegar ele após 60 dias? Ele pesa 12 kilos e minha mãe tem 69 anos.

  • Melania disse:

    Bom dia
    Dr. Fiz uma cirurgia de apendicite no ano passado, estava gravida de 5 meses. minha filha nasceu no fim do ano passado e neste mês de janeiro fiz o teste da orelhinha e ela tem perda auditiva, Gostaria de saber do senhor se e por causa do antibiótico ou da anestesia. o meu pediatra disse que é por causa do antibiótico ele disse o nome mas não me lembro agora. o senhor sabe de alguns caso se puder me ajudar com informações. obrigada

  • Moises L disse:

    Dr Boa noite
    Meu irmao operou a apendicite no dia 30/01/2014 pois o caso dele era de urgencia (embora nao tenha estourado) e no dia 02/02/2014 ele teve alta do hospital.
    A operação foi feita tradicionalmente e o corte foi bem significativo levando cerca de 27 pontos… No primeiro dia os pontos estavam bem sequinhos e faço o a troca dos curativos usando o alcool 70 e gases como orientação medica… acontece que agora esta saindo uma secreção avermelhada toda vez que ele se levanta da cama para ir ao banheiro… a principio era uma secreção pouco mas foi se avolumando… alguns dizem que é normal até porque ele é gordinho e ao levantar da cama mesmo com ajuda ele faz certa força para se levantar… devo retornar ao medico ou aguardo mais alguns dias continuando com os curativos e o repouso para ver se melhora??? Ele tem 37 anos.

  • CLAUDIO ROCHA disse:

    GOSTARIA DE SABER EU FIZ UMA CIRURGIA DE APÊNDICE E O RETIREI ISSO
    TEM UNS 3 ANOS POREM AINDA SINTO ALGUMAS DORES DO LADO DIREITO PERTO DA CINTURA E TENHO MUITOS GASES POREM ESSES DIAS ESTOU DEFECANDO UM POUCO DE SANGUE SERÁ QUE ESSA CIRURGIA NÃO PODE TER SIDO ROMPIDA OU ALGO ASSIM??? OBRIGADO

  • Jarbas disse:

    olá, Boa noite eu tenho uma duvida. Eu fiz a cirurgia de apendicite faz 5 dia sendo q em 2 dias eu já tive alta e daqui a 2 dias vou tirar os pontos depois de quantos dias posso ter relação sexual?

  • Oi doutor boa tarde fiz uma cirurgia de apendicite tem 25 dias,e estou com muita dificuldade e evacuar é normal? e está saindo muco ainda bem sujo e sinto dores de vez em quando por favor mim responde doutor.

  • Rebecca Nóbrega disse:

    Com quanto tempo posso voltar a faxer aula de dança ?
    Com quanto tempo poderei continuar a trabalhar em minhas funçoes de agente comunitario de saude ?

  • Daiane disse:

    Doutor faz 4 meses que fui operada ja posso praticar esportes (handebol,volei,futsal) ? estou insegura e com muito medo…

  • Soraia disse:

    Dr. Estou muito preocupada, meu sobrinho ficou com fortes dores por 5 dias no hospital, e por fim acabaram abrindo sua barriga e descobriu que a apêndice tinha supurado e fizeram a limpeza e disseram que era grau III, não sei bem o que isso quer dizer… Ele não tem convenio medico e foi atendido pela Santa Casa de Itu, operou ontem as 17h e durante a noite vomitou muitooo mesmo um liquido verde que também saiu por baixo, isso é normal ? Estamos aflitos, pois foram muitos erros médicos e não sabemos mais no que acreditar, ele tem 14 anos. Por favor me ajude !
    Obrigada
    Soraia

  • Jessica disse:

    Ola dotor,eu operei a 18 dias,ja retirei os pontos esta normal por fora mais eu sinto muita dor no pé da barriga tipo uma colica e tambem estou muito ressecada para ir ao banheiro,tem alguma dica,por favor…?

  • Nelson Camilo disse:

    Dr, fiz a cirurgia de retirada de apêndice há um ano. Tive que refazê-la pouco depois, pq formou-se uma coleção de bactérias enorme dentro de mim. Desde então passei por várias microcirurgias para remover fios que o corpo estava rejeitando. A última que fiz ainda deixou um buraco, do qual saem líquidos esverdeadis, pus e até pequenas quantidades de comida(sementinhas, etc). Corro algum risco? Tem alguma relação com o tabagismo? Posso me curar da rejeição dos pontos sem cirurgia? Agradeço!

  • Tenha paciência que o seu organismo irá se adaptar à nova condição.

Deixe um comentário

Spam Protection by WP-SpamFree





Links