Sua opinião

Quando você costuma procurar o mèdico?

Resultados

Loading ... Loading ...












Cirurgião Geral fala sobre apendicite

da Redação do Acessemed.com.br

por Aloísio Meira*

Apendicite é a inflamação do apêndice cecal, um pequeno órgão parecido com o dedo indicador de uma luva, de aproximadamente 10 cm., localizado abaixo e no lado direito do intestino grosso. O apêndice apresenta um canal (luz) em seu interior que se comunica com o intestino, contendo fezes ainda em fase líquida.

A função do apêndice não é conhecida, apesar de haver uma grande concentração de tecido especializado na defesa imunológica em sua parede. Normalmente ele inflama por causa de uma infecção ou de uma obstrução do sistema digestivo. Se não for tratado, o apêndice infectado pode romper-se (estourar) e esparramar a infecção para a cavidade abdominal e para a corrente sangüínea. Neste caso, o quadro é considerado dramático e o paciente pode evoluir para óbito.

A parede do apêndice contém tecido linfático e participa na produção de anticorpos.
O apêndice parece ser apenas um resquício evolutivo, que se não é de todo inútil, também não parece fazer falta nenhuma quando retirado cirurgicamente.
O apêndice normalmente produz um volume constante de muco que é drenado para o ceco e se mistura nas fezes.

O seu grande problema é ser a única região de todo o trato gastrointestinal que tem um fundo cego. Qualquer obstrução à sua saída para o ceco faz com que esse muco se acumule, e conforme a dilatação do apêndice vai ficando maior, começa a haver obstrução dos vasos sanguíneo e necrose da sua parede. O processo pode evoluir até o rompimento do mesmo.

O intestino é rico em bactérias e quando o apêndice fica obstruído e inflamado, elas conseguem invadir a sua parede e alcançar a circulação e o peritônio (membrana que recobre todo o trato intestinal).
Existem várias causas para essa obstrução. Em jovens é comum ocorrer um aumento dos tecidos linfáticos em resposta a alguma infecção viral ou bacteriana. Como o diamêtro interior do apêndice tem menos de 1 cm, qualquer aumento na sua parede pode obstruir a saída.

Em idosos, o mais comum é a obstrução por pedaços ressecados de fezes. Também existe a possibilidade de obstrução por neoplasia ou por vermes intestinais.

Sintomas da apendicite:

Falta de apetite; dor abdominal que normalmente começa de forma difusa, no meio do abdome (ao redor do umbigo) e que com o tempo (horas) desloca-se para a parte inferior direita; febre baixa, náuseas, vômitos, distensão abdominal, dor quando o lado direito do abdome é tocado, mudança no padrão intestinal, incapacidade de eliminar gases, queda do estado geral.

O quadro clínico descrito acima ocorre em aproximadamente 40% dos casos. Nos casos restantes, ele pode ter variações que confundem e retardam o diagnóstico.
Nem todos com apendicite apresentam todos os sintomas. A dor piora quando a pessoa se move, respira profundamente, tosse ou espirra. Pessoas com esses sintomas devem procurar um médico imediatamente.

Se a pessoa tiver sintomas de apendicite, ela não deve tomar laxantes para aliviar a constipação intestinal, pois estes remédios aumentam a chance do apêndice supurar (estourar). Além disso, deve-se evitar remédios para aliviar a dor antes de ser avaliado por um cirurgião geral, porque estes medicamentos podem mascarar os sintomas de apendicite e podem tornar o diagnóstico difícil.

O médico irá revisar sua história clínica, perguntando sobre os sintomas digestivos habituais e os atuais, incluindo detalhes sobre as últimas evacuações: duração, freqüência, características (diarréicas ou duras), e se as fezes têm sangue ou muco.
Ele fará um exame físico detalhado e irá apalpar a parte mais baixa, à direita de seu abdome.

Se o paciente for criança, o médico irá se certificar se a criança segura sua mão quando ele tocar o local onde dói. Em uma criança, os quadris dobrados (joelhos flexionados para cima) e o abdome tenso podem ser pistas importantes no diagnóstico.

Depois do exame físico, o médico solicitará um Hemograma Completo (exame de sangue) para checar sinais de infecção e um exame de urina I (sumário) para descartar uma infecção urinária. Ele pode solicitar uma ultrassonografia ou uma tomografia computadorizada de abdome (a TC) para ajudar na investigação clínica, porém o diagnóstico de apendicite em geral não precisa destes exames. Em crianças muito jovens, uma radiografia de tórax pode ser necessária para afastar o diagnóstico de pneumonia.

Tratamento:

A apendicite aguda é tratada com cirurgia para remover o apêndice. A recuperação da operação demora algumas semanas. O médico geralmente receita medicação para dor e pede ao paciente limitar a atividade física. A maioria das pessoas se recupera de forma excelente e raramente precisa de alterações na dieta ou estilo de vida.

*Aloísio Meira é cirurgião geral do Hospital São Vicente (Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista-BA), Hospital Geral de Vitória da Conquista (Hospital de Base) e Hospital Municipal de Anagé-BA

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar | 73.437 visualizações

Dê seu voto:
1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (18 voto(s), média: 4,89 de 5)
Loading ... Loading ...


484 respostas para “Cirurgião Geral fala sobre apendicite”

  • Oi Doutor! Li as respostas do senhor e a questao psicologica me preocupa. Fico mt sozinha e c mt medo de voltar ao hospital.

  • Natalia disse:

    Boa noite doutor!

    Retirei o apêndice em novembro de 2012 e me disseram que a cicatrização por dentro é mais demorada. Minha recuperação foi ótima e não inflamou nada. Minha dúvida é se hoje em dia existe algum risco de por dentro ainda não estar 100% cicatrizado para a realização de massagens modeladoras na barriga, é uma massagem mais agressiva que pode apertar um pouco o local da cirurgia. Aproveitando, fiz através de vídeo e meu corte ficou do lado esquerdo é normal? Se puder me ajudar agradeço. Obrigada!

  • adriana disse:

    Fiz a cirurgia de apendicite dia 18/01/15 e estou sentindo agulhadas abaixo dos pontos ao caminhar, me retorne, por favor

  • Natallie Calanca disse:

    Dr. Bom dia,
    Operei da apêndice ha mais ou menos 10 a 12 anos atras, e agora sinto a cicatriz repuxar pra dentro, e nessa cicatriz fez um furinho que está saindo um pouco de pus e saiu um pouquinho de sangue, como pode acontecer isso se a quase 12 anos atras fiz essa cirurgia como pode estar inflamada agora? o que devo fazer estou desesperada com isso.

    obrigada Dr.

  • Vanessa disse:

    Dr. Operei faz 2 dias,
    Posso comer queijo, ovo, iogurte? E quanto tempo posso voltar a comer alimentos como pizza e sushi?

  • Vc está recém-operada e já quer comer queijo? Que bom! Apetite é sinal de disposição! Mas, vá devagar, nos primeiros dias, primeira semana para ser mais exato, deve consumir alimentos pastosos, tipo iogurte, sopa, etc. Alimentos sólidos e crus depois de 30 dias.

  • Essa reação é totalmente restrita à pele. Não tem gravidade nenhuma.

  • vagner disse:

    Fiz a dois dias a cirurgia estou fraco e com muita falta de ar quanto tempo isso fica dr

  • graziele rita de oliveira disse:

    Boa noite doutor eu as vezes sinto dor no pé da barriga do lado direito e no coco sai sangue quase sempre sai sangue no coco pode ser apendicite

  • catia disse:

    Oi dr. Fiz cirurgia de apendicite aguda ja a 5dias levei 4 pontos mais sinto dores e nao consigo andar bem. Isso é normal? Porque nao consigo me levantar de cama sinto dores muito forte. E quando posso usar saltos altos? Me ajude por favor

  • Todo ato cirúrgico é passível de que o paciente possa apresentar dificuldade de deambulação nos primeiros dias. Especialmente se o estado nutricional da pessoa estiver decaído. A recuperação é, portanto, muito relativa, variando de paciente para paciente. Como a cirurgia é resolutiva, a tendência é que, com o passar dos dias a pessoa volte à vida normal em mais ou menos dias.

  • Você ainda não foi examinada? É bom ver isso logo. Sangue nas fezes pode ser muita coisa, variando de ingestão de elementos pontiagudos a tumores.

  • A fraqueza e a falta de ar podem ser pela anemia ocasionada pela própria doença somada ao ato cirúrgico. Como a cirurgia é resolutiva, isto é, devolve a condição normal ao paciente, a melhora fica condicionada a uma questão de alguns dias de repouso e retomada à alimentação normal.

  • suelen disse:

    Ola meu marido fez cirurgia de apenicite estoporo um pedacinho agora ja faz 20 dias que ele operou mas nao.consegui solta gazes e a barriga esta muito enxada e com muita dor na barriga e com dor de barriga o que devemos fazer isso e normal esta tomando antibiotico mas nao melhora

  • domingos pereira disse:

    OBRIGADO DLTOR PELAS SUAS DICAS EBOM SABER QUE PODEMOS TER ALGUMAS ORIENTAÇÃO GRATUITAS MAIS PRECISO DE ORIENTÇÃO A MINHA ESPOSA SOFRE MUITO E NÃO SEI O QUE FAZER ELA OPEROU DA PENDCIT JÁ TEM MAIS DE UM AMO AS DORES SÃO ORRIVEIS NO ABIDOMES E UMAS AGULHADA DE CHORAR JÁ FEZ TODOS OS ENSAME NÃO DA NADA ME AJUDE POR FAVOR NO GMAIL neusadomingo@gmail.com muiticimo agradecido

  • sonia queiros disse:

    minha filha fez uma cirurgia de apencice faz um ano, e agora começou a reclamar de que quando faz movimentos bruscos sente uma leve dorzinha e ardencia no local da cirurgia ! isso é normal?
    obrigada

  • marcia disse:

    drº fiz cirurgia de apendicite a 10 dias realizei retirada de pontos e saiu sanguecom segreção,oprimeiro pontos não para de sair sangue e normal….

  • ligia disse:

    Ola boa noite eu operei dia 13 e sair do hospital dia 16 ,sai com muito apetiti isso eh bom sinal ?e estou indo no banheiro direto.

  • Webert disse:

    Doutor, bom dia;
    Recentemente meu filho de 9 anos fez a cirurgia de apêndice, então recebeu alta 2 dias depois e já no primeiro dia em casa após umas 10hs começou a reclamar de dores onde foi feito a cirurgia e um pouco depois veio a febre, dei dipirona e passava a febre só que pouco tempo depois voltava então levei ele pro hospital novamente e segundo o médico o organismo dele teve alguma rejeição e esta gerando muito pus onde esta sendo drenado, isso costuma acontecer ou pode ser falta de medicamentos tipo antibióticos pois não me foi passado nenhuma receita depois da alta.

  • karol disse:

    Ola doutor
    Fiz a cirurgia da apendice supurada dia 29/12/14 e tudo ocorreu muito bem
    A cicatrizaçao por fora foi boa , nao precisei de drenagem
    Nao sinto dores
    Toco violao e bateria
    Quando posso voltar a tocar novamente ?????
    Ja faz 1 mes e 20 dias que fiz
    Preciso de respostas

  • andre disse:

    Doutor estou com muito medo min operei ta com 30 dia tava meio bom mais voltei a trabalha sinto quando ando como se tivece rasgando por dentro tipo ponto furando obrigado.

  • Mariana disse:

    Dr. Fiz a cirurgia a dois dias e sinto umas pontadinhas leves quando me levanto para ir ao banheiro, é normal? estou com medo dos pontos estourarem, é difícil ocorrer isso? Aguardo resposta

  • ezequiel disse:

    Boa tarde Dr fiz a cirurgia da apendecite e ela ja estava estourada fiz a cirurgia so q ta sainda secreçâo com cheiro muito forte isso e normal foi semana passada feito a cirurgia

  • farlesborges disse:

    dr minha esposa operou de apendicte a 20 dias ate agora nao tirou os pontos mais ela sente muita dor nas costa e muito sono isso e normal,

  • Elaine disse:

    Olá Dr meu marido operou faz 24 horas não me passaram a dieta dele não sei o que posso dar pra ele. pode me ajudar ? aguardo resposta

  • Antonielly disse:

    Olá doutor tenho 14 anos e passei por uma cirurgia de apêndice com meus 4 anos de idade passei por um grande sufoco pôs todos os cirurgiões do local onde moro achavam que era infecção urinaria cheguei ao ponto de não conseguir pisar no chão ou seja não conseguia andar ! Fiquei em sério risco de morte fiz vários e vários exames mais a resposta sempre era a mesma passei por muitas dores aguentei praticamente um mês com o apêndice suporado dentro de mim mais mesmo assim meus pais não desistiram e fui examinada por um enfermeiro que tinha acabado de começar a trabalhar e ele salvou minha vida descobriu o o que era e me encaminhou para uma sala de cirurgia . hoje tenho uma grande cicatriz que ainda não sumiu mais porém pra mim essa cicatriz é uma marca de superação e de salvação .
    Queria saber a importância que esse órgão oferece para o corpo humano?

  • Não sei que efeito essa resposta vai lhe causar, mas, na realidade o apêndice cecal não serve absolutamente para nada, trata-se de um órgão vestigial, acredita-se que é parte do processo evolutivo do homem enquanto raça. Outro órgão vestigial seria o cóccix (famoso ossinho da alegria) que, segundo os pesquisadores é um vestígio de cauda que o ser humano já teve. Então, sinto chocá-lo, mas, o apêndice cecal só serve para inflamar e causar transtorno em nosso organismo.

  • Beatriz disse:

    Dr. Boa tarde fiz uma cirurgia de retirada do apêndice faz 7 dias, estou indo no banheiro normal e comendo normal, ainda ñ tirei os pontos, mais sinto dores na lombar e no abdômen, como cólica menstrual é normal???

  • Vivian disse:

    MEU pai fez uma cirugia de apendicite depois de 5 dias inflamou e saiu um liquido de cor marrom com cheiro forte. o que é isso ?é grave e o que fazer?

  • Trata-se de uma infecção que se restringe à pele. Não tem gravidade. Deve ser tratada com antibióticos. Em pouco tempo, recupera.

  • Vanessa disse:

    Boa noite,
    Meu filho adoslecente foi operado em 13/02/15, após 1 mês já inquieto e ancioso quer voltar a lutar judisso, correr e fazer academia.
    Sua cirurgia foi aberta, apresentou uma boa cicatrização (externa) após 12 dias.
    Alguma restrição quanto essa atividade mais intensa de luta e corrida ?

  • Rodrigo disse:

    Dr. minha esposa fez cirurgia de retirada do apêndice há 6anos.Na época teve complicações por cirurgia mal feita e apresentou infecção.Em fim, há uma semana vem sentindo fortes dores na região dá cirurgia. O que pode ser?

  • Pode ser que ela tenha desenvolvido aderências que hoje estão repercutindo com esse quadro doloroso. Cabe uma avaliação feita por um cirurgião geral.

  • Sim, está muito recente. O paciente deve esperar pelo menos 90 dias antes de reiniciar tais programas de atividade física.

Deixe um comentário

Spam Protection by WP-SpamFree





Links